Após a paralisação na última quarta-feira (19), devido a insuficiência de doses enviadas pelo Ministério da Saúde da vacina da Pfizer, a chegada de uma remessa de imunizantes CoronaVac, no início desta semana, retomou o cronograma das crianças no Rio. Nesta quarta-feira (26), serão vacinadas crianças com 10 anos ou mais.
Depois da primeira parte da imunização das crianças de 11 anos, a faixa dos 10 anos será contemplada no dia de hoje. O cronograma segue avançando de forma decrescente, até chegar às crianças mais jovens, de 5 anos de idade.
A vacinação infantil é feita com a vacina pediátrica da Pfizer, em duas doses: 0,2 ml, com intervalo de 2 meses entre as doses. Também pode ser utilizada a vacina CoronaVac para o público de 6 a 17 anos sem comorbidades, de acordo com a disponibilidade de doses.
Teste 3
Meninas e meninos com 10 anos ou mais poderão receber a primeira dose, assim como crianças de 5 a 11 anos com deficiência e/ou comorbidades, porém essas podem se imunizar, independentemente da idade que consta no calendário. Também podem receber a imunização pessoas com 12 anos ou mais que não foram vacinadas contra a Covid-19 até o momento.
A aplicação da dose de reforço (DR) continua, para pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há 4 meses ou mais. As unidades seguem aplicando a segunda dose, considerando o intervalo a partir da data da primeira aplicação.
Para receber a vacina infantil, é necessário que a criança esteja acompanhada de por responsável e apresente o CPF e o cartão do SUS. É importante reafirmar, que a imunização de crianças e adolescentes é comprovadamente segura e tem eficácia contra o agravamento da covid-19.
Confira o calendário completo: