É FALSO o teste de prender respiração para ver se tem Covid-19

Nas últimas semanas, um vídeo circulou pelas redes sociais junto de uma mensagem dizendo “se você conseguir prender a respiração até que o ponto vermelho se mova de A para

É FALSO o teste de prender respiração para ver se tem Covid-19

Nas últimas semanas, um vídeo circulou pelas redes sociais junto de uma mensagem dizendo “se você conseguir prender a respiração até que o ponto vermelho se mova de A para B, você está livre de Covid-19 no momento. Teste simples e cobiçoso. Teste grátis sem nenhum custo. Ajude a salvar uma vida. Espere até que o ponto vermelho se mova para A antes de começar a prender a respiração“. O suposto teste É FALSO.

Ao G1, a pneumologista Patricia Canto Ribeiro, da Escola Nacional de Saúde Pública, afirma que a mensagem é totalmente falsa. “Esse é um teste de ‘fôlego’, não serve como diagnóstico de Covid. Qualquer pessoa com uma doença respiratória tem dificuldade para prender a respiração. Calculei aqui, parece que são 25 segundos entre A e B. Asmáticos, pacientes com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), que tenham pouco preparo físico ou sejam mais idosos podem não conseguir fazer esse teste. Além disso, é preciso considerar os sintomas clínicos para o diagnóstico de Covid. Totalmente fake. É uma loucura esse tipo de coisa“, diz.

Após uma pesquisa reversa das imagens, viu-se que o suposto teste circula em outros idiomas e em outros países. A mensagem chega a ter palavras no idioma hindi.

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]